sábado, 24 de maio de 2008

Segurança nos Autocarros

Um autocarro não deve ter apenas acesso e espaço para pessoas em cadeira de rodas. Deve proporcionar condições de segurança para o transporte destes cidadãos.

A frota de autocarros de piso rebaixado e com rampa da Corgobus está equipada com dois elementos de segurança: um espaldar para o encosto da cadeira de rodas (o passageiro em cadeira de rodas neste caso deve estar orientado no sentido da traseira do autocarro) e uma barra de apoio amovível.

Interior de um autocarro da Corgobus com espaldar e barra de apoio para uma pessoa em cadeira de rodas
A barra de apoio evita movimentos laterais da cadeira de rodas e serve de suporte ao passageiro.

O espaldar serve de protecção para travagens bruscas e pode servir de apoio a um sistema de retenção da cadeira.

Apresentam-se em baixo mais dois exemplos (no Reino Unido e no STCP).



A presença das barras de apoio nos autocarros não foi uma prática corrente da Corgobus, mas nos dois últimos meses regista-se a sua utilização.


interior do autocarro da Corgobus com um passageiro em cadeira de rodas

Contudo o sistema de segurança continua incompleto faltando um sistema de retenção do passageiro (cinto de segurança) e da cadeira de rodas. Nesta situação o passageiro em cadeira de rodas pode sentir mais segurança voltado para frente e precisar de alguém para o segurar.

Por último fica um apelo aos motoristas para um cuidado adicional com a velocidade, arranques e travagens sempre que transportarem passageiros com mobilidade reduzida ou idosos.

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